segunda-feira, 28 de abril de 2014

1° de Maio - dia do Trabalhador

O 1º de Maio como Dia Internacional do Trabalhador originou-se das lutas da classe trabalhadora. Nasceu e se consolidou pela capacidade de mobilização e organização dos que não tinham nem vez, nem voz.

Essa data foi transformada em símbolo da luta dos trabalhadores a partir de diversos momentos, o primeiro deles em 1886, nos Estados Unidos. Foi na cidade de Chicago, a partir do início de uma greve geral nos Estados Unidos pela redução da jornada de trabalho para oito horas. A greve gerou diversos protestos de rua, um deles, com a presença de milhares de trabalhadores, recebeu dura reação da polícia, acirrando um conflito que terminou na morte de sete policiais, 12 manifestantes e dezenas de feridos. Foi um acontecimento que passou à história com a Revolta de Haymarket.

Essa data foi instituída pela Internacional Socialista, em 1889, como o dia em que os trabalhadores do mundo todo realizariam manifestações pela redução da jornada de trabalho e condições laborais. A Internacional tratava-se da primeira articulação de partidos organizados pelos proletários para defender seus interesses, sob forte influência dos princípios estabelecidos no Manifesto Comunista (1848), elaborado por Karl Marx e Fredrich Engels.


Portanto, o 1º de Maio é resultado de uma classe colocada em movimento, que reivindicou o direito de fala, de fazer política, como bem analisa Francisco de Oliveira: uma classe se faz classe em ato, pelo projeto antagônico que ela carrega. 






FONTE: http://www.psol50.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário