quinta-feira, 30 de abril de 2015

1° de maio, Dia do TRABALHADOR


Companheiros e companheiras de docência,

Neste dia 1° de maio, DIA DO TRABALHADOR, esperamos que as instituições comecem a verdadeiramente respeitar aqueles e aquelas que são um dos pilares fundamentais da nossa sociedade - os educadores.

Casos como a polícia sendo chamada a encerrar um debate democrático na Unidade Ibirité, ano passado a mando de um certo gestor, que incrivelmente ainda sobrevive na FHA; da violência do governador Beto Richa, também tucano, tratando os professores do estado do Paraná de forma vergonhosa e tantos outros casos espalhados por esse Brasil que ainda não se vê democrático, justo e participativo. Mas a força de nós, trabalhadores e trabalhadoras deste país tão rico ainda será reconhecida e valorizada...

Mesmo com tantas razões pra lamentar e quem sabe até desistir, nesse dia temos que encher nosso peito de orgulho e dizer: "Meu pão como com o suor do meu rosto"! Esses que ocupam o poder, em sua imensa maioria não nos representa! Sigamos juntos, porque estamos na luta, e é pra vencer!!!

FELIZ DIA DO TRABALHADOR!!!


Prof. Roberto Kanitz
Presidente da Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais - ADUEMG



Segue abaixo um breve histórico deste dia tão importante:




1° de maio é o Dia do Trabalhador, data que tem origem a primeira manifestação de 500 mil trabalhadores nas ruas de Chicago, e numa greve geral em todos os Estados Unidos, em 1886. Três anos depois, em 1891, o Congresso Operário Internacional convocou, em França, uma manifestação anual, em homenagem às lutas sindicais de Chicago. A primeira acabou com 10 mortos, em consequência da intervenção policial. São os factos históricos que transformaram 1° de maio no Dia do Trabalhador. 


No dia 23 de abril de 1919, o Senado francês ratificou as 8 horas de trabalho e proclamou o dia 1º de maio como feriado, e um anos depois a Rússia fez o mesmo. No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data. 

FONTE: http://pt.euronews.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário