terça-feira, 7 de junho de 2016

Balanço das ações da semana passada 30/05 a 4/05

30 de maio

Reunião do Comando de Greve / Reunião de Skype com Frutal
Assembleia EstudantilFoi repassado na assembleia as conquistas, propostas e informações da última reunião com a SECTES. Tratamos também de informar sobre a greve e o posicionamento estudantil quanto a ela. Algumas dúvidas quanto a faltas, reposição de conteúdos e atividades avaliativas foram sanadas.

Participação no Ato Nacional das Ocupações na Funarte

31 de maio
Reunião do Comando de Greve: Produção do calendários de atividades. Organização da panfletagem na ALMG


01 de julho

Panfletagem na ALMG: Articulação política com deputados na ALMG. Conseguimos marcar reuniões com alguns deputados e, de forma geral, fizemos com que a greve da UEMG fosse reconhecida por número significativo assessores e deputados.
Oficina de Bolacha e Broa de FubáOficina oferecida pelo projeto Saberes de Quintal, do Laboratório de Estudos Bioculturais. Dona Sandra, mãe da estudante Shayane Fernandes, compartilhou suas receitas adquiridas através dos saberes adquiridos e compartilhados nos quintais.
Aulão de Capoeira: Música em Debateroda de músicas de capoeira comentada. Foi repassado aos alunos os "golpes/danças" de capoeira. Atividade desenvolvida em conjunto com o movimento estudantil, professores e o projeto de extensão "Capoeirando na UEMG".


02 de junho

Reunião dos estudantes com a reitoria. 
Informações sobre o encontro e o que foi negociado está disponível em:  http://intranet.uemg.br/comunicacao/imagem/boletins/boletim_28_--/index.htm
Confiram também o relato dos estudantes abaixo:
Em reunião realizada Cidade Administrativa, na última quinta-feira (02/06), com a presença do Vice-reitor Prof. José Eustáquio de Brito e seu secretário Hugo Lima, chegou ao conhecimento do movimento estudantil, após uma série de reivindicações e disputas, a criação a título emergencial de 2000 (duas mil) bolsas permanência no valor de R$200, para suprir de Julho a Dezembro uma demanda inicial dos estudantes por tal auxílio. Vale lembrar que esse suplemento será pago com dinheiro da própria Universidade, baseando-se no Art. 8 da Lei 15.259 2004 de 27 de julho de 2004, deixando num primeiro momento o projeto reservado aos alunos ingressos por meio de ações afirmativas (c otas) e de baixa renda. Sabemos que esse número não atinge nem 10% do total dos estudantes, mas por falta de legislação estadual que regulamente tal auxílio e pela dotação orçamentária limitada da Universidade, a priori será o que teremos para usufruir. Seguindo um estudo da própria UEMG, existem aproximadamente 1200 discentes cotistas cadastrados e pelo fato de a título precário as bolsas serem destinadas a cotistas e alunos de baixa renda, o número será razoavelmente suficiente. Paralelo a isso, durante o período em que vigorar a bolsa emergencial, o Movimento Estudantil se compromete a batalhar junto ao Governo do Estado e a Reitoria, para a elaboração e efetivação de um Plano Estadual de Assistência Estudantil, o qual destinará corretamente uma parte do orçamento para ações que beneficiem o estudant e dentro e fora da Universidade. Quando efetivo, o Plano poderá abranger uma parcela muito maior de estudantes, incluindo aqueles provindos de Ampla Concorrência, mas que tem baixa renda. Estiveram presentes nessa reunião alunos da Escola de Design, Ibirité, Frutal e Passos, além de diretores da UNE e da UEE MG.


03 de junho

Formulação do texto para publicação no jornal Hoje em Dia
Sarau: Cesta Poética: O sarau foi um momento de trocas de poesias, músicas, experiências e que nesta dia, se propôs a arrecadar alimentos para os estudantes ocupados.


04 de junho

Publicação do texto no jornal (A matéria segue anexa)

ACESSE:

Associação dos Docentes da UEMG

Movimento Estudantil UEMG – Unidade Ibirité https://www.facebook.com/groups/483208061836720/

Nenhum comentário:

Postar um comentário