terça-feira, 8 de novembro de 2016

Nota pública

NOTA PÚBLICA DA ASSOCIAÇÃO DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS EM APOIO ÀS OCUPAÇÕES E CONTRA OS ATAQUES AO ENSINO PÚBLICO

A Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais (ADUEMG – ANDES-SN) vem reiterar seu apoio às ocupações e mobilizações de estudantes, professoras e professores nas centenas de escolas, universidades e institutos federais por todo o país.  De forma especial, prestamos nosso apoio às ocupações dos estudantes da UEMG da Escola de Design, Faculdade de Educação, Escola Guignard e Unidade Poços de Caldas.

As ocupações ocorrem como frente de resistência aos ataques do governo ilegítimo ao setor público e em especial à Educação. A PEC 241 (agora PEC 55 no Senado), ao congelar os investimentos públicos por 20 anos, representa o comprometimento dos já escassos recursos destinados ao atendimento de direitos fundamentais de toda a população e a entrega desses setores à iniciativa privada. Paralelamente, a reforma do ensino médio prevista na MP 746/2016, realizada de forma autoritária sem conhecimento sobre a realidade brasileira e das necessidades dos estudantes, tem como objetivo o desmantelamento da rede pública de educação.

Esse cenário tem como consequência o aprofundamento dos graves problemas vividos pela nossa Universidade, como o baixo percentual de corpo docente efetivo (apenas 8%), as perdas salariais que já passam de 40% desde 2012 e a inexistência de uma política de assistência estudantil. 

O momento é de aprofundarmos os debates e a mobilização em torno de um projeto popular para o Brasil, que passa inevitavelmente pela garantia da educação de qualidade em todos os níveis. Não apenas uma educação tecnicista, mas uma educação crítica que promova a igualdade, a justiça e a diversidade. 

Em assembleia de docentes realizada no dia 8 de novembro em Ibirité foi aprovada a adesão ao dia nacional de luta, marcado para o dia 11 de novembro. Convidamos todos e todas para comparecer à manifestação em defesa da educação pública no dia 11 de novembro na porta da Escola de Design, às 10 horas.

Todo apoio às ocupações!

Sigamos na luta por uma Universidade Pública, Gratuita, de Qualidade e Socialmente Referenciada!


Ibirité, 8 de novembro de 2016



Nenhum comentário:

Postar um comentário