quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Manifesto de Apoio e solidariedade à Greve dos Docentes da Unimontes

Em Assembleia datada em 16/08/16, os docentes da UEMG decidiram pela interrupção do movimento de greve, após 106 dias, aceitando o acordo administrativo do Governo do Estado de Minas Gerais. Embora o movimento das Estaduais, UEMG e Unimontes, tenha sido pautado em conjunto por suas representatividades sindicais e comandos de greve, o Estado insistiu em tratar suas pautas de forma diferenciada, numa tentativa de divisão e fragilização da categoria.  

As especificidades de cada uma das Universidades, aliada a transição da “queda da Lei 100” dificultaram a mobilização para a greve e/ou sua manutenção na UEMG. A UEMG tem hoje apenas 8% de professores efetivos, sendo o restante contratado por processos de designação. Ainda, a UEMG possui 18 Unidades espalhadas por toda Minas Gerais, havendo unidades inteiras sem nenhum professor efetivo. Mesmo diante dessas características, consideramos que nosso movimento foi grandioso e vitorioso. Um dos maiores ganhos de nossa greve foi a implementação da discussão sobre o Ensino Superior em Minas Gerais, o que há anos não era pautado nos planos do Governo.

A judicialização da greve da Unimontes, aliada à negativa do Estado em seguir os mesmos procedimentos para o movimento da UEMG, resultou em um esgotamento das negociações no âmbito administrativo. No cenário nacional, a tramitação dos projetos PLP 257 e PEC 241 forçam os representantes da categoria à negociação diante da precarização dos direitos sociais e do funcionalismo público.

Embora interrompida nossa greve, destacamos que a luta é constante e assim como os companheiros e companheiras da Unimontes, desejamos uma Universidade de qualidade, pública, democrática e socialmente referenciada. Assim, indicamos que continuamos a fazer parte do movimento e que manifestamos nosso apoio à manutenção da greve na Unimontes e somos solidários à questão judicial.


Saudações,
Comando de Greve UEMG

Diretoria Executiva da Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais – Seção Sindical ANDES/SN

Nenhum comentário:

Postar um comentário