segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Moção de Repúdio


MOÇAO DE REPÚDIO

A Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais repudia a ação da Polícia Militar (PM) frente à manifestação do Movimento Estudantil, organizada pelos Universitários e Secundaristas contra a PEC 55 e a Reforma do Ensino Médio (MP 746). O ato aconteceu na última quarta feira, dia 07/12/16, na portaria da UFMG, na Avenida Antônio Carlos, de maneira pacífica, com nenhuma afronta ao patrimônio público ou às pessoas externas ao movimento. Mesmo diante da característica do ato, a PM dissipou o protesto de maneira truculenta, com mais de cinquenta Policiais do Choque, lançando bombas de gás lacrimogênio, balas de borracha, spray de pimenta e invadindo a Universidade com violência física e ameaças com arma de fogo. A operação da PM contou ainda com um helicóptero, indicando o custo financeiro e arsenal dispendidos, pagos com dinheiro público, contra estudantes que manifestavam com faixas, cartazes, palavras e hinos. Com a invasão, estudantes foram cercados nos prédios da Escola de Belas Artes e Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas onde permaneceram até a saída da PM do Campus.

A ADUEMG entende que a Universidade é um espaço de criticidade e manifestação, divulgação de conhecimento e cidadania. A ação da PM frente aos estudantes explicita a maneira repressiva com que o Estado tem tratado suas questões, criminalizando movimentos que denunciam as irregularidades e a retirada de direitos conseguidos com anos de luta.  A liberdade de expressão tem sido tolhida a serviço de um discurso regido pelo mercado e pelo capital, subordinando a classe trabalhadora a uma estrutura social desigual e cruel. 

Estamos na luta junto aos Estudantes contra PEC 55, a Reforma do Ensino Médio, da Previdência e Trabalhista. Nenhum direito a menos!

Belo Horizonte, 12/12/16.

Diretoria Executiva ADUEMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário